.jpg?1415594285)
-
Arquitetos: Carolina Castroviejo, Diana Radomysler, Studio MK27 - Marcio Kogan
- Área: 620 m²
- Ano: 2012
-
Fotografias:Fernando Guerra | FG+SG
-
Fabricantes: panoramah!®
.jpg?1415594432)
Descrição enviada pela equipe de projeto. Um volume de madeira alinhado à fachada oeste – com pouco mais de 2,85m de altura e 19m de comprimento – repousa dentro do amplo pé direito de 5,15m e 11,75m de frente. Configurando um espaço permeável entre a entrada e o fundo do lote, a sala é o vazio que resulta dessa organização da planta no térreo. O espaço é ainda delimitado – junto à fachada leste – por uma prateleira de madeira que contém a biblioteca e uma lareira. Assim desenha-se o partido arquitetônico da Casa Tetris, localizada em São Paulo.
.jpg?1415594183)
A caixa de madeira do térreo abriga em seu interior o lavabo, a cozinha, a escada e a sala de jantar, que se abre totalmente para o amplo jardim dos fundos. No topo desse volume fica o escritório de onde se tem uma vista para o interior da casa, como uma esplanada, olhando de dentro para dentro. O céu dessa sala – o forro de madeira ripada – cria uma sensação de aconchego, de intimidade, no meio piso e contrasta com a sensação espacial de maior monumentalidade do térreo. Os quatro dormitórios, incluindo uma suíte principal voltada para os jardins dos fundos, ficam no andar superior.

As vedações – como o ripado de madeira que funciona como um filtro aplicado a painéis móveis – foram desenhadas para criar o melhor conforto ambiental para os espaços internos. O calor do sol, quando os painéis estão fechados, é retido por essa espécie de brise soleil, enquanto o vento continua a refrigerar o interior. O formato do lote, comprido e estreito, esboçou uma implantação longitudinal da casa e a sala pôde ter uma ventilação cruzada abrindo-se para os jardins.
.jpg?1415593972)
A madeira do forro do térreo se prolonga para o exterior e vira a própria fachada. Já a pedra do piso da sala sai para varanda do térreo e a mesma massa das paredes internas continua para a fachada. Assim há uma continuidade não só de circulação entre interior e exterior, mas também dos materiais, dissolvendo os limites espaciais.
.jpg?1415594153)
.jpg?1415594285)
.jpg?1415594221)
.jpg?1415594320)
.jpg?1415593944)
.jpg?1415594214)
.jpg?1415594408)
.jpg?1415594445)
.jpg?1415594041)
.jpg?1415593851)
.jpg?1415594364)
.jpg?1415593815)
.jpg?1415594016)
.jpg?1415594093)
.jpg?1415594080)
.jpg?1415594251)
.jpg?1415594127)
.jpg?1415594323)
.jpg?1415594421)
.jpg?1415594099)
.jpg?1415594379)
.jpg?1415594119)
.jpg?1415593972)
.jpg?1415594357)
.jpg?1415594346)
.jpg?1415594185)
.jpg?1415593974)
.jpg?1415594153)
.jpg?1415594251)
.jpg?1415594388)
.jpg?1415594283)
.jpg?1415594064)
.jpg?1415594049)
.jpg?1415593832)
.jpg?1415593863)
.jpg?1415593892)
.jpg?1415593897)
.jpg?1415593922)
.jpg?1415593923)
.jpg?1415593953)
.jpg?1415593996)
.jpg?1415594022)
.jpg?1415594000)
.jpg?1415594150)




